H.H. Amrta Súryánanda Mahá Rája, Gr. Mestre Internacional do Yoga - Curriculum Vitae
 
H.H. JAGAT GURU AMrTA SÚRYÁNANDA MAHÁ RÁJA  
   

- Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga

- Presidente da Confederação Europeia do Yoga

- Presidente da Confederação Ibérica do Yoga

- Fundador e Presidente Honorário do Yoga Sámkhya Instituto

- Membro Agregado da Hindu Dharma Achárya Sabhá

- Membro do Steering Committee do Quality Council of India – QCI, comité que visa a criação e o estabelecimento de regras e padrões de qualidade na Formação dos Profissionais do Yoga, em todo o Mundo.

  
 

- Preponente em 2001 do International Day of Yoga – IDY, Junho, 21, oficializado pelas Nações Unidas, na Assembleia Geral de 2014, Dezembro, 11

- Propôs no inicio de 2015, ao Governo da Índia e de Portugal, que o Yoga fosse declarado pela UNESCO como Património Imaterial e Cultural da Humanidade, o que acabou por acontecer por iniciativa da Índia em 2016, Outubro, 05, em Adis Abeba, Etiópia.


DATA DE
NASCIMENTO

1952 / Agosto / 01  (1.08.52)
 


HABILITAÇÕES LITERÁRIAS:

Doutoramento Honoris Causa atribuído pela Universidade de Bengaluru (S-VYASA), India - 2014, Janeiro, 12. Distinção recebida conjuntamente com o Grande Guru B.K.S. Iyengar Jí, 96 anos - considerado o maior Mestre do Yoga da actualidade, entretanto falecido.


PRÉMIOS:

Atribuição do Padma Shrí Award, a mais Alta Distinção atribuída pelo Governo da Índia, raramente atribuída a um estrsangeiro, e pela primeira vez a um português, pelo seu meritório trabalho mundial em prol do Yoga Tradicional de Bhárata / Índia, por nomeação do Governo da Índia, anunciado no Dia da Implantação da República da Índia – 2015, Janeiro 26, e a ser entregue pelo Presidente da Índia no Palácio Presidencial (Rashtrapati Bhavan) – 2015, Abril, 8 (este prémio foi atribuído, por exemplo, a Madre Teresa de Calcutá).

Recebeu o Prémio Matsyendranathá pela Ujjein Yoga Life Society – Ujjein, India - 2014, Janeiro, 11.

Recebeu também um Honour Prize do Sanyas Áshrama de Mumbai / Svámin Vishveshvaránanda, e uma homenagem do atual Embaixador da Índia S.E. Dr. Jitendra Nath Misra, em Portugal por ocasião das Cerimónias do International Day of Yoga - IDY 2014, em Portugal.


LINHAGEM

Tendo iniciado o estudo e prática da Filosofia do Yoga em 1970, encontrou no Shivánanda Áshrama de rshikesh / Divine Life Society, a Escola do seu coração; onde recebeu Param-Pará no início dos anos 80, de Shrí Svámin Krshnánanda Jí, sob os auspícios de HH Svámin Chidánanda Sarasvatí Mahá Rája, da linhagem de HH Shrí Svámin Shivánanda Sarasvatí Mahá Rája.


EDIÇAO DE OBRAS LITERÁRIAS

 

Escreveu na década de 80, os seus dois livros: 1º o “Chakra Sútra – os 7 Chakra Principais no Yoga”, (edição bilingue, em Português e Inglês), e em 2º “Sámkhya, Cosmogénese e Yoga – Para Além do Hidrogénio”.

           

No início de 2015 escreveu também a Crónica fotográfica “1º Dia Global da Humanidade / Dia Internacional do Yoga – IDY, Junho, 21 -  A Odisseia Dourada”.

Encontra-se atualmente a escrever uma grande Enciclopédia do Yoga Tradicional.


INSTITUIÇÕES QUE FUNDOU

 

- Fundou e Preside à Confederação Portuguesa do Yoga, a qual agrega 41 Áshrama de Norte a Sul de Portugal;

- Em 2014, Novembro, fundou a Confederação Europeia do Yoga, à qual Preside, durante o 1º Congresso Europeu do Yoga realizado na Alemanha, em Bad Meinberg;

- Em 2008 fundou a Confederação Ibérica do Yoga, à qual Preside, tendo desde 2007 organizado anualmente, em Abril / Maio, os Encontros Ibéricos do Yoga, que vão na sua 8ª Edição, tendo 7 deles sido realizados em Espanha e um em Portugal.

- Fundou o Yoga Sámkhya Instituto, do qual é Presidente Honorário.

Todas estas Instituições são Instituições sem fins lucrativos.

Para além do trabalho na Península Ibérica, também tem percorrido toda a Europa divulgando o Yoga Tradicional de Bhárata, e da sabedoria das Grandes Linhagens do Yoga, com destaque para: França, Inglaterra, Itália, Alemanha, Bélgica, Polónia, Rússia, Grécia, Chipre, e Dinamarca. 


DEPARTAMENTOS QUE FUNDOU

 

- Em 1982 fundou o Coral Orquestra de Mantra – Omkára

Dia Mundial do Yoga 2011

- Em 1983 fundou o Pashupati – Grupo de Demonstração do Yoga Avançado

- Em 1998, o Grupo de Teatro Amador Didático – Máyá, divulgando grandes Obras Hindus, e Mundiais.

Fundou ainda:

- Shiva Rája – Grupo de Dança Tradicional Sagrada Hindu, que se dedica apenas ao Bharat Natyam.

- Departamento Médico e de Ayurveda – constituído por Médicos, e outros Licenciados em saúde, que também são Professores do Yoga.

- Departamento Científico e de Investigação;

- Departamento do Yoga para crianças – o qual absorve uma grande fatia de recursos da Confederação Portuguesa do Yoga;

- Departamento Jovem – que promove iniciativas gratuitas de grande penetração na camada jovem de todo o País, nomeadamente nos polos Universitários, e no ensino médio, de que destacamos a sua iniciativa mais relevante, “Yoga e Exames sem Stress”.

- Em 2009, lançou a Revista Om Yess (Yoga é Saúde e Samádhi), a única publicação especializada em Yoga Tradicional, em Portugal, com o intuito de divulgar esta Filosofia Prática de Vida, profunda e sistematicamente, visando corresponder aos anseios dos especialistas em Yoga, mas também chegar a um público generalista, que pouco ou nada conheça do Yoga.

         

FORMAÇÃO

 

Ministra Cursos superiores do Yoga, considerados os mais extensos e completos do mundo, onde forma Professores do Yoga com Excelência Mundial, no qual usa todas as 14 disciplinas técnicas do Yoga e as 6 complementares (num total de 20), bem como  o estudo e aprofundamento dos Shástra.

Assim forma:

      

- Instrutores (avançados) do Yoga em 6 anos, com 6.500h de Formação;

- Professores (avançados) do Yoga – em mais 4 anos (num total de 6+4 = 10 anos de Formação), tendo esses 4 anos 6.000h de formação (total de 12.500h);

- E prepara Mestres do Yoga – em mais 4 anos de Formação (num total de 14 anos 6+4+4), tendo estes últimos 4 anos 9.500h de Formação (total de 22.000h).


ORGANIZAÇÃO DE CONGRESSOS E ENCONTROS NACIONAIS,
IBÉRICOS E INTERNACIONAIS
DO YOGA

 

- Organizou 5 Congressos Portugueses do Yoga.

- Após estes 5 Congressos começou a organizar os Encontros Nacionais do Yoga.

- Organizou o 1º Congresso Europeu do Yoga, em 2014, Novembro, na Alemanha, Bad Meinberg, nas instalações do Yoga Vidyá, presidido pelo Mestre Sukadev Bretz.

- Organiza anualmente os Encontros Ibéricos para Professores do Yoga;

- Organizou 5 Encontros Internacionais do Yoga.


INTERNATIONAL
DAY OF YOGA - IDY:
SEUS
FUNDAMENTOS E COMEMORAÇÕES

Fruto da constante Luz, que se consubstancia em condução, de Lord Shiva, seu Mestre, e da Mahá Shakti, lançou em 2001 um apelo a nível Mundial para que fosse criado o 1º Dia Global da Humanidade, onde todos praticassem Yoga – a que chamou International Day of Yoga – IDY / Dia Internacional do Yoga, Junho, 21, no Dia da Luz, o maior dia do Ano no Hemisfério Norte (onde está situada a maior fonte de Sabedoria da Humanidade).

Organizou a 1ª celebração do Dia Internacional do Yoga em 2002, em Setúbal, Portugal, onde 650 Professores do Yoga e praticantes se juntaram para praticar Yoga.

Desde então organiza anualmente esta Comemoração, nos anos ímpares em Lisboa, e nos anos pares noutras cidades do País (tais como, além de Setúbal, Porto, Faro, Beja, Almada, Maia).


CIMEIRA DE BENGALURU
EM 2011,
DEZEMBRO,
4 E 5

 

Co-Organizou, como Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga, a grande Cimeira de Bengaluru, em colaboração com Shrí Shrí Ravi Shankar, Presidente da Art of Living Foundation, na sede desta organização em Bengaluru, com o apoio e Presença das principais Linhagens da Índia e seus Grandes Mestres, a qual culminou com a célebre Proclamação de Bengaluru, declarando o Dia Internacional do Yoga,  Junho, 21, no Solstício, e também a urgência da sua oficialização nas Instâncias Internacionais.

Dessa Proclamação realça-se o propósito do Yoga ser incluído nos Currículos de Ensino e Formação das crianças e jovens de todos os países do Mundo.


TRABALHO INTERRELIGIOSO

Devido ao caráter Universalista do Yoga, tem desenvolvido um constante trabalho junto dos principais líderes das principais Religiões do Mundo, levando-os a apoiar o Dia Internacional do Yoga e a prática global do Yoga, como um grande bem para a Humanidade, baseado no grande princípio que costuma enunciar: “o verdadeiro fundamentalismo é o Respeito pela Vida” que nos foi dada pela Grande Centelha Criadora.

Esta ação Ecuménica tem tido um assinalável êxito.


TRABALHO FILOSÓFICO / DIPLOMÁTICO

 

Tem feito um extenso trabalho junto aos decisores políticos de Portugal, e da Índia, e de todo o Mundo, com destaque para a tomada de decisão, em Julho de 2013, por parte da Assembleia da República Portuguesa, de apoiar a Criação do Dia Internacional do Yoga, por unanimidade de todos os Partidos políticos.

Trabalhou também junto da UNESCO (Paris, França), e junto das Nações Unidas, no sentido de oficializar o Dia Internacional do Yoga, o que aconteceu por Resolução da Assembleia Geral de 2014, Dezembro, 11, com o inédito número de 177 co-sponsors (em 193 Países representados), e aprovada por consenso.

Mantém ótimas relações com o Corpo Diplomático, nomeadamente com os Embaixadores da Índia em Portugal, sendo os últimos 3 Embaixadores, apoiantes da Causa do Dia Internacional do Yoga.

H.H. Amrta Súryánanda Mahá Rája, Gr. Mestre Internacional do Yoga - Curriculum Vitae
 
H.H. JAGAT GURU AMrTA SÚRYÁNANDA MAHÁ RÁJA  
   

- Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga

- Presidente da Confederação Europeia do Yoga

- Presidente da Confederação Ibérica do Yoga

- Fundador e Presidente Honorário do Yoga Sámkhya Instituto

- Membro Agregado da Hindu Dharma Achárya Sabhá

- Membro do Steering Committee do Quality Council of India – QCI, comité que visa a criação e o estabelecimento de regras e padrões de qualidade na Formação dos Profissionais do Yoga, em todo o Mundo.

  
 

- Preponente em 2001 do International Day of Yoga – IDY, Junho, 21, oficializado pelas Nações Unidas, na Assembleia Geral de 2014, Dezembro, 11

- Propôs no inicio de 2015, ao Governo da Índia e de Portugal, que o Yoga fosse declarado pela UNESCO como Património Imaterial e Cultural da Humanidade, o que acabou por acontecer por iniciativa da Índia em 2016, Outubro, 05, em Adis Abeba, Etiópia.


DATA DE
NASCIMENTO

1952 / Agosto / 01  (1.08.52)
 


HABILITAÇÕES LITERÁRIAS:

Doutoramento Honoris Causa atribuído pela Universidade de Bengaluru (S-VYASA), India - 2014, Janeiro, 12. Distinção recebida conjuntamente com o Grande Guru B.K.S. Iyengar Jí, 96 anos - considerado o maior Mestre do Yoga da actualidade, entretanto falecido.


PRÉMIOS:

Atribuição do Padma Shrí Award, a mais Alta Distinção atribuída pelo Governo da Índia, raramente atribuída a um estrsangeiro, e pela primeira vez a um português, pelo seu meritório trabalho mundial em prol do Yoga Tradicional de Bhárata / Índia, por nomeação do Governo da Índia, anunciado no Dia da Implantação da República da Índia – 2015, Janeiro 26, e a ser entregue pelo Presidente da Índia no Palácio Presidencial (Rashtrapati Bhavan) – 2015, Abril, 8 (este prémio foi atribuído, por exemplo, a Madre Teresa de Calcutá).

Recebeu o Prémio Matsyendranathá pela Ujjein Yoga Life Society – Ujjein, India - 2014, Janeiro, 11.

Recebeu também um Honour Prize do Sanyas Áshrama de Mumbai / Svámin Vishveshvaránanda, e uma homenagem do atual Embaixador da Índia S.E. Dr. Jitendra Nath Misra, em Portugal por ocasião das Cerimónias do International Day of Yoga - IDY 2014, em Portugal.


LINHAGEM

Tendo iniciado o estudo e prática da Filosofia do Yoga em 1970, encontrou no Shivánanda Áshrama de rshikesh / Divine Life Society, a Escola do seu coração; onde recebeu Param-Pará no início dos anos 80, de Shrí Svámin Krshnánanda Jí, sob os auspícios de HH Svámin Chidánanda Sarasvatí Mahá Rája, da linhagem de HH Shrí Svámin Shivánanda Sarasvatí Mahá Rája.


EDIÇAO DE OBRAS LITERÁRIAS

 

Escreveu na década de 80, os seus dois livros: 1º o “Chakra Sútra – os 7 Chakra Principais no Yoga”, (edição bilingue, em Português e Inglês), e em 2º “Sámkhya, Cosmogénese e Yoga – Para Além do Hidrogénio”.

           

No início de 2015 escreveu também a Crónica fotográfica “1º Dia Global da Humanidade / Dia Internacional do Yoga – IDY, Junho, 21 -  A Odisseia Dourada”.

Encontra-se atualmente a escrever uma grande Enciclopédia do Yoga Tradicional.


INSTITUIÇÕES QUE FUNDOU

 

- Fundou e Preside à Confederação Portuguesa do Yoga, a qual agrega 41 Áshrama de Norte a Sul de Portugal;

- Em 2014, Novembro, fundou a Confederação Europeia do Yoga, à qual Preside, durante o 1º Congresso Europeu do Yoga realizado na Alemanha, em Bad Meinberg;

- Em 2008 fundou a Confederação Ibérica do Yoga, à qual Preside, tendo desde 2007 organizado anualmente, em Abril / Maio, os Encontros Ibéricos do Yoga, que vão na sua 8ª Edição, tendo 7 deles sido realizados em Espanha e um em Portugal.

- Fundou o Yoga Sámkhya Instituto, do qual é Presidente Honorário.

Todas estas Instituições são Instituições sem fins lucrativos.

Para além do trabalho na Península Ibérica, também tem percorrido toda a Europa divulgando o Yoga Tradicional de Bhárata, e da sabedoria das Grandes Linhagens do Yoga, com destaque para: França, Inglaterra, Itália, Alemanha, Bélgica, Polónia, Rússia, Grécia, Chipre, e Dinamarca. 


DEPARTAMENTOS QUE FUNDOU

 

- Em 1982 fundou o Coral Orquestra de Mantra – Omkára

Dia Mundial do Yoga 2011

- Em 1983 fundou o Pashupati – Grupo de Demonstração do Yoga Avançado

- Em 1998, o Grupo de Teatro Amador Didático – Máyá, divulgando grandes Obras Hindus, e Mundiais.

Fundou ainda:

- Shiva Rája – Grupo de Dança Tradicional Sagrada Hindu, que se dedica apenas ao Bharat Natyam.

- Departamento Médico e de Ayurveda – constituído por Médicos, e outros Licenciados em saúde, que também são Professores do Yoga.

- Departamento Científico e de Investigação;

- Departamento do Yoga para crianças – o qual absorve uma grande fatia de recursos da Confederação Portuguesa do Yoga;

- Departamento Jovem – que promove iniciativas gratuitas de grande penetração na camada jovem de todo o País, nomeadamente nos polos Universitários, e no ensino médio, de que destacamos a sua iniciativa mais relevante, “Yoga e Exames sem Stress”.

- Em 2009, lançou a Revista Om Yess (Yoga é Saúde e Samádhi), a única publicação especializada em Yoga Tradicional, em Portugal, com o intuito de divulgar esta Filosofia Prática de Vida, profunda e sistematicamente, visando corresponder aos anseios dos especialistas em Yoga, mas também chegar a um público generalista, que pouco ou nada conheça do Yoga.

         

FORMAÇÃO

 

Ministra Cursos superiores do Yoga, considerados os mais extensos e completos do mundo, onde forma Professores do Yoga com Excelência Mundial, no qual usa todas as 14 disciplinas técnicas do Yoga e as 6 complementares (num total de 20), bem como  o estudo e aprofundamento dos Shástra.

Assim forma:

      

- Instrutores (avançados) do Yoga em 6 anos, com 6.500h de Formação;

- Professores (avançados) do Yoga – em mais 4 anos (num total de 6+4 = 10 anos de Formação), tendo esses 4 anos 6.000h de formação (total de 12.500h);

- E prepara Mestres do Yoga – em mais 4 anos de Formação (num total de 14 anos 6+4+4), tendo estes últimos 4 anos 9.500h de Formação (total de 22.000h).


ORGANIZAÇÃO DE CONGRESSOS E ENCONTROS NACIONAIS,
IBÉRICOS E INTERNACIONAIS
DO YOGA

 

- Organizou 5 Congressos Portugueses do Yoga.

- Após estes 5 Congressos começou a organizar os Encontros Nacionais do Yoga.

- Organizou o 1º Congresso Europeu do Yoga, em 2014, Novembro, na Alemanha, Bad Meinberg, nas instalações do Yoga Vidyá, presidido pelo Mestre Sukadev Bretz.

- Organiza anualmente os Encontros Ibéricos para Professores do Yoga;

- Organizou 5 Encontros Internacionais do Yoga.


INTERNATIONAL
DAY OF YOGA - IDY:
SEUS
FUNDAMENTOS E COMEMORAÇÕES

Fruto da constante Luz, que se consubstancia em condução, de Lord Shiva, seu Mestre, e da Mahá Shakti, lançou em 2001 um apelo a nível Mundial para que fosse criado o 1º Dia Global da Humanidade, onde todos praticassem Yoga – a que chamou International Day of Yoga – IDY / Dia Internacional do Yoga, Junho, 21, no Dia da Luz, o maior dia do Ano no Hemisfério Norte (onde está situada a maior fonte de Sabedoria da Humanidade).

Organizou a 1ª celebração do Dia Internacional do Yoga em 2002, em Setúbal, Portugal, onde 650 Professores do Yoga e praticantes se juntaram para praticar Yoga.

Desde então organiza anualmente esta Comemoração, nos anos ímpares em Lisboa, e nos anos pares noutras cidades do País (tais como, além de Setúbal, Porto, Faro, Beja, Almada, Maia).


CIMEIRA DE BENGALURU
EM 2011,
DEZEMBRO,
4 E 5

 

Co-Organizou, como Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga, a grande Cimeira de Bengaluru, em colaboração com Shrí Shrí Ravi Shankar, Presidente da Art of Living Foundation, na sede desta organização em Bengaluru, com o apoio e Presença das principais Linhagens da Índia e seus Grandes Mestres, a qual culminou com a célebre Proclamação de Bengaluru, declarando o Dia Internacional do Yoga,  Junho, 21, no Solstício, e também a urgência da sua oficialização nas Instâncias Internacionais.

Dessa Proclamação realça-se o propósito do Yoga ser incluído nos Currículos de Ensino e Formação das crianças e jovens de todos os países do Mundo.


TRABALHO INTERRELIGIOSO

Devido ao caráter Universalista do Yoga, tem desenvolvido um constante trabalho junto dos principais líderes das principais Religiões do Mundo, levando-os a apoiar o Dia Internacional do Yoga e a prática global do Yoga, como um grande bem para a Humanidade, baseado no grande princípio que costuma enunciar: “o verdadeiro fundamentalismo é o Respeito pela Vida” que nos foi dada pela Grande Centelha Criadora.

Esta ação Ecuménica tem tido um assinalável êxito.


TRABALHO FILOSÓFICO / DIPLOMÁTICO

 

Tem feito um extenso trabalho junto aos decisores políticos de Portugal, e da Índia, e de todo o Mundo, com destaque para a tomada de decisão, em Julho de 2013, por parte da Assembleia da República Portuguesa, de apoiar a Criação do Dia Internacional do Yoga, por unanimidade de todos os Partidos políticos.

Trabalhou também junto da UNESCO (Paris, França), e junto das Nações Unidas, no sentido de oficializar o Dia Internacional do Yoga, o que aconteceu por Resolução da Assembleia Geral de 2014, Dezembro, 11, com o inédito número de 177 co-sponsors (em 193 Países representados), e aprovada por consenso.

Mantém ótimas relações com o Corpo Diplomático, nomeadamente com os Embaixadores da Índia em Portugal, sendo os últimos 3 Embaixadores, apoiantes da Causa do Dia Internacional do Yoga.