Yoganidrá

Yoganidrá - Técnicas do Relaxamento Físico, Emocional e Mental

Yoganidrá é um Formidável meio de recuperação e restabelecimento físico e energético, faz-se deitado, completamente relaxado, sem gastar energia, mas sempre consciente, a recarga Energética que a Natureza nos proporciona produz-se de forma optimizada, apropriando exuberantemente de forma conduzida, restaurando.

Yoganidrá é um Poderoso combatente anti-stress e reforçador do sistema imunitário, é também profilático, pelo estímulo da produção dos péptidos, o corpo físico beneficia dos poderosos processos anti-stress propícios ao reforço do sistema imunitário.

Yoganidrá é um Influenciador e reforçador de um correcto sono biológico nocturno profundo, saudável e optimizado.

YOGA e o Sono

A duração e a satisfação de um correcto sono biológico nocturno e profundo e de qualidade são influenciadas por inúmeros factores, incluindo o estado emocional actual.

A exaustiva competição diária que se vive nas sociedades modernas, desligamento da Natureza, falta de exercício, alimentação incorrecta, tabaco e álcool excessivo levou ao aparecimento de frustrações, vários distúrbios físicos e emocionais (p. ex. ansiedade, depressão, tendência à auto-repressão e pensamentos auto-punitivos, entre outros), provocando frequentemente insónias e despertares matinais precoces.

Tensões profundamente enraizadas na nossa mente e no nosso corpo, como as tensões físicas ou musculares, mentais ou psíquicas e emocionais levam ao agravamento dos distúrbios do sono e a uma gama de sofrimento.

Actualmente, consome-se uma grande quantidade de tranquilizantes para minimizar temporariamente toda a sintomatologia, o que associado a maus hábitos alimentares e à poluição provoca efeitos pouco benéficos no organismo, por vezes progressivamente agravados. Condições de vida saudáveis têm de ser desenvolvidas no próprio individuo, na família, na comunidade e na sociedade.

A solução deve-se centrar na pessoa. O aprender a relaxar, a aumentar a auto-estima, a encontrar o equilíbrio físico, mental e emocional, bem como evitar actividades causadoras de stress antes de dormir, em vez de usar medicamentos tranquilizantes (com efeitos secundários), é prioritário para a pessoa restabelecer um padrão normal do sono.

« A prática do Yoga (leia o Youga, como Iodo) – Filosofia aplicada (cuja palavra significa juntar (ou ligar), da raiz Yuj (yudj) - jugo) combate fortemente o stress, proporciona um sono biológico nocturno da máxima qualidade, fortalece o sistema imunitário, estimula exponencialmente o aparelho hormonal / endócrino, e a sensação de auto confiança efelicidade, evita depressões, ensina a manter um emocional positivo e altamente criativo». (1)

Investigações científicas têm vindo a comprovar estes extensos efeitos do Yoga, na redução dos distúrbios do sono. Num estudo conduzido por Khasal, por exemplo, verifica-se que uma simples prática diária do Yoga durante 2 semanas foi suficiente para reduzir de forma significativa a insónia, bem como o número de vezes que as pessoas acordavam durante a noite.

Os efeitos do Yoga foram também estudados na população adulta de idade avançada. Sabe-se que esta população é particularmente sensível a problemas no sono, sendo comum uma diminuição na capacidade para se manter o sono de forma contínua.

Para além disso, o tratado farmacológico da insónia em pessoas mais idosas está associado a graves efeitos secundários. Manjunath e Telles (2) estudaram os efeitos do Yoga em 120 residentes de um lar. Os autores compararam a prática do Yoga, uma preparação natural de plantas (Ayurveda) e nenhum tratamento.
Após 6 meses, constataram que, ao contrário dos outros dois grupos (os que tinham tomado a preparação natural e os que estavam numa lista de espera sem tratamento), o grupo do Yoga obteve uma diminuição significativa do tempo necessário para adormecer, bem como o aumento do nº total de horas dormidas e na sensação de descanso de manhã.

«Uma das treze disciplinas técnicas do Yoga Sámkhya, o Yoganidrá – Técnicas de relaxamento físico, emocional e mental, é um formidável meio de recuperação e restabelecimento físico e energético.

O Yoganidrá faz-se deitado, completamente relaxado, sem gastar energia, pelo contrário, devido à restituição do controlo corporal aos automatismos neurovegetativos, sem tensões de nenhuma espécie, mas sempre consciente, a recarga energética que a Natureza nos proporciona produz-se de forma optimizada apropriando exuberantemente de forma conduzida.

Influenciador e reforçador, ensinando a obter o máximo rendimento de um correcto sono biológico nocturno profundo, saudável e optimizado. Para além do sono mais límpido e profundo (REM e N-REM).

O Yoganidrá leva o Ser Humano a níveis mais profundos de relaxamento, muito superiores ao do sono mais relaxante. O Yoganidrá é também profilático. Pelo estímulo da produção dos péptidos, o corpo físico beneficia dos poderosos processos anti-stress propícios ao reforço do sistema imunitário». (adaptado do Material didáctico do Curso Superior do Yoga do Gr. Mestre Internacional Jorge Veiga e Castro).

O Yoganidrá é o tranquilizante do Yogi, é o meio natural de estabelecer harmonia e bem-estar no indivíduo.

O Homem é mais do que a soma das suas partes, logo qualquer método de desenvolvimento, para ser verdadeiramente eficaz, deve trabalhar o Ser Humano como um todo.

Artigo: Dr:ª Alice Paulo - Directora do Departamento Médico da Confederação Portuguesa do Yoga - CONPORYO

(1) Veiga e Castro, Jorge (2008), Curso Especial Superior do Yoga.
(2) Manjunath, N. & Telles, S. (2005), “Influence of Yoga & Ayurveda on self-rated in a geriatric population”, Indian J Med Res 121, pp.683-690.

A criança, o sono e o Yoga

« A prática do Yoga através das suas Disciplinas Técnicas proporciona um maior bem-estar geral à criança, um melhor convívio consigo especialmente nos momentos de mudança, que são muitos na infância, quer a nível físico, quer a nível emocional e intelectual. Ao mesmo tempo que promove uma maior capacidade de atenção e de concentração, disponibiliza e abre o corpo ao descanso, através dos momentos de relaxamento e descontracção.

Cada um dos nossos movimentos é comandado por uma parte do cérebro correspondente, na disciplina técnica Yoganidrá a criança aprende descontrair cada segmento corporal de forma a proporcionar uma massagem a toda a zona cerebral correspondente. Uma tal rotação do pensamento no corpo da criança alarga os seus benefícios á sua vida corrente, controla o stress e induz a estados de bem-estar e tranquilidade.

A criança que pratica Yoga, aceita melhor o silêncio, o encontro com a noite e com o momento em que “deixa” o quotidiano familiar para entrar no mundo do sono e do sonho tão fundamentais a um crescimento pleno e saudável.»

Mestra Rosa Xufre – Directora do Departamento do Yoga para crianças, da Confederação Portuguesa do Yoga - CONPORYO

Yoganidrá